93,5% da Ferrovia Norte-Sul está concluída no trecho de Palmas a Uruaçu

19/11/2012 - Surgiu.com.br

O 4º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) traz um completo relatório das atividades desenvolvidas pelo governo federal

O 4º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) traz um completo relatório das atividades desenvolvidas pelo governo federal em todos os estados brasileiros, revelando as obras que estão sendo executadas nos eixos do Transporte; Energia; Cidade Melhor; Comunidade Cidadã; Minha Casa, Minha Vida; e Água e Luz para Todos. O Tocantins é contemplado com algumas obras do programa, como a usina hidrelétrica (UHE) de Estreito, inaugurada em outubro, e a Ferrovia Norte-Sul. O relatório detalha que o trecho da ferrovia, que liga Palmas até Anápolis (GO), está em execução, com previsão de término até setembro de 2013. Contudo o trecho da Capital tocantinense até Uruaçu (GO) está com 93,5% das obras já concluídas.
Conforme o relatório do eixo do Transporte, foi concluída a travessia da BR-153 no município de Colinas do Tocantins.

As travessias urbanas da BR-153 em Guaraí e Miranorte estão em construção. E a ponte do município de Xambioá, na BR-153, está em ação preparatório para a licitação da obra. Pelo PAC também foram entregues 3.591 retroescavadeiras, sendo que o Tocantins recebeu 11. Ainda no Tocantins, está em andamento o projeto da implantação da Ferrovia Oeste-Leste, que integrará com a Norte-Sul em Figueirópolis, ligando até Ilhéus, na Bahia.

No eixo Energia, foi destacada a conclusão da usina hidrelétrica (UHE) de Estreito e a construção de uma usina de biomassa no Estado.

O eixo Cidade Melhor, que trata de saneamento, detalha os empreendimentos contratados entre 2007 e 2009, e os selecionados a partir de 2011, contemplando 3.456 municípios em 26 estados.

O Tocantins contratou dois investimentos, com valores de R$ 9 milhões e R$ 22,7 milhões, assim informou o relatório.

No eixo Comunidade Cidadã, o PAC disponibilizou recursos para investir em áreas sociais, como saúde, educação, esporte, cultura e lazer. No Estado, foram contratados 36 empreendimentos de unidade básica de saúde, sendo que 61% tiveram as obras iniciadas. Também foram contratados 38 empreendimentos para construir creches e pré-escolas, sendo que 79% já foram iniciadas. Foram iniciadas 20 quadras esportivas nas escolas e quatro praças.

No Eixo Água e Luz para Todos, prevê ações de ampliação ao acesso à energia e, além de ações em relação a abastecimento de água em áreas urbanas e investimentos em recurso hídricos. No Tocantins, o balanço aponta o Projeto Rio Formoso, que está na fase de ação preparatório, e o projeto Sampaio, em execução.

O Eixo Minha Casa Minha Vida tem o objetivo de garantir o acesso à moradia, além de ações de urbanização. O relatório não aponta dados específicos do Tocantins.