São Roque faz parte de itinerário de trem de passageiros

17/12/2012 - Jornal da Economia Online

De acordo com a publicação, a previsão é que os primeiros trens operem em 2016 e as linhas fiquem completamente prontas em 2019.

O governo do estado de São Paulo aprovou, no final de novembro, uma Parceria Público Privada (PPP) para a construção de 432 km de linhas de trens de passageiros, que interligarão 14 cidades à capital. Com isso, São Roque fará parte do itinerário de uma das linhas que estão previstas para o projeto.

Nesta linha, o trem fará o trecho Sorocaba – Pindamonhangaba, passando por São Roque, São Paulo, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté. O outro trecho irá de Americana a Santos, passando por Campinas, Jundiaí, São Paulo, São Caetano, Santo André, Mauá e Cubatão.

A proposta foi apresentada ao governo pela Estação da Luz Participações (EDLP) e pelo banco BTG Pactual. Pelo projeto, o governo entrará com 30% do investimento e o investidor privado, com 70%.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o vice-governador do estado, Guilherme Afif Domingos, disse que a PPP está estimada em R$ 20 bilhões.

De acordo com a publicação, a previsão é que os primeiros trens operem em 2016 e as linhas fiquem completamente prontas em 2019. A estimativa é que o serviço atenda em média 250 mil passageiros por dia.

A partir da aprovação da PPP, a proposta passará por consulta pública e depois será licitada. Qualquer companhia pode participar da concorrência. A previsão é fazer a licitação do projeto em 2014.

O Jornal da Economia entrou em contato com o governo do estado para saber mais detalhes sobre o projeto mas, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.

Fonte: Jornal da Economia Online