Pesquisadores fazem levantamento no Museu do Trem

08/12/2012 - Diário de Canoas

Pesquisadores ferroviários da Agência Nacional de Transportes Terrestres estão no local

Foto: Denise Morato/GES-Especial

São Leopoldo - Pesquisadores ferroviários da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) finalizaram na manhã desta sexta-feira o levantamento do material rodante do Museu do Trem, iniciado na quinta-feira. Foram catalogados os vagões, carro de transporte de passageiros e a locomotiva B12, uma das primeiras à diesel no Estado.

Conforme a pesquisadora Daiana Kowaleski Miranda o levantamento faz parte do projeto piloto da ANTT e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e tem como objetivo documentar o patrimônio histórico antes da década de 50. "Começamos em Porto Alegre o trabalho, agora viemos para São Leopoldo e vamos percorrer todo o Estado em busca do patrimônio ferroviário antigo. Queremos descobrir onde estão as locomotivas, vagões, carros originais, enfim tudo que estava junto a linha férrea."

A pesquisadora diz que quem tiver informações sobre material rodante ferroviário pode entrar em contato pelo email daniela.tbr@gmail.com. "O material pode não estar em locais conhecidos. Então a ajuda da comunidade é importante, em especial no interior."

Para a diretora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti o levantamento é fundamental para garantir a preservação do acervo espalhado pelo Estado. "Nos somos o centro da preservação da história ferroviária no RS e será muito importante ter um panorama de outros pontos no Rio Grande do Sul que sejam guardiões dessa história."

Fonte: Diário de Canoas