Pesquisa sobre trem de passageiros no RS é concluída

17/12/2012 - Jornal Agora

Três décadas depois de terem sido eliminados do cenário brasileiro, os trens interurbanos de passageiros voltam a receber atenção

O secretário da Comissão Municipal do Rio Grande do projeto do trem passageiro Zona Sul, Hector Vieira Mattos, entregou aos coordenadores do Grupo de Estudos de Transporte e Trânsito (Getrans - Furg) os formulários de questionário da pesquisa embarcada. Esses formulários foram desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina para fins de coleta de dados de usuários de transporte coletivo, com informações sobre a demanda da população quanto ao tipo de transporte que utilizam, os trajetos e a opinião sobre o novo transporte modal, o trem, a ser implantado na Cidade do Rio Grande.

Segundo o pesquisador, a população teve boa aceitação quanto aos questionamentos, respondendo todas as perguntas e desejando muito em breve que o trem passageiro retorne. Muitas delas acreditam que esse transporte contribuirá para o desenvolvimento do Rio Grande, para todos os fins, seja para trabalho como para o turismo e também a geração de emprego e renda. Da mesma forma, acreditam que o benefício que acarretará as camadas mais populares da Cidade, uma vez que o custo benefício pode ser inferior ao transpote coletivo urbano.

Fonte: Jornal Agora