Hortolândia ganha instituição ferroviária de ensino

11/12/2012 - Revista Ferroviária

No próximo ano, a cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo, terá a primeira instituição ferroviária de ensino e pesquisa do estado. O Centro de Estudo e Pesquisa Ferroviária (Cepefer) e a AmstedMaxion estão implantando uma unidade de ensino e pesquisa com o objetivo de qualificar teórica e praticamente profissionais ligados às ferrovias na região de Hortolândia e Campinas.

O centro de treinamento irá funcionar nas instalações do Complexo Industrial AmstedMaxion, em Hortolândia. No local, serão realizados cursos profissionalizantes e de pós-graduação, atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico em sistemas e produtos ferroviários, consultorias técnicas em equipamentos e sistemas ferroviários, atividades de práticas técnicas e educacionais, simulações avançadas e palestras técnicas. Todos os cursos serão coordenados e ministrados pelo Cepefer.

Serão oferecidos cursos em turmas abertas para o mercado: MBRail (Master Business Rail) - pós graduação ferroviária - transporte de cargas e de passageiros (para graduados no ensino superior); Transporte Ferroviário no Brasil; Vagões e a dinâmica nos trens; Locomotivas e o Sistema de Tração; Qualificação técnica - transporte de cargas e de passageiros (para formados no ensino médio) e curso de Projetista ferroviário de vagões, como também, cursos customizados em turmas fechadas para os funcionários das empresas da região.