Ferroeste opera com 100% da capacidade de tração

22/12/2012 - Governo PR

A Ferroeste vem melhorando a manutenção de sua frota, nos últimos meses, graças a várias medidas adotadas pela nova diretoria.

A Ferroeste opera neste fim de ano, pela primeira vez desde 2010, com sete locomotivas. "Estamos com 100% da frota rodando, sem nenhuma máquina avariada", disse o presidente João Vicente Bresolin Araujo. "Essa é uma estatística que demonstra que a empresa continua trabalhando para chegar em 2013 com seu pleno potencial".

Com as sete locomotivas e cerca de cinquenta vagões, a Ferroeste faz o traçado de 249 quilômetros entre Cascavel e Guarapuava com o transit time de apenas 9 horas.

A última vez que a ferrovia funcionou com sete máquinas de modo simultâneo, mas por pequenos períodos, foi em 2010. Na época, a companhia tinha 15 locomotivas, sendo nove imobilizadas. Hoje, depois de devolver várias máquinas inservíveis, a Ferroeste dispõe de sete, todas funcionando.

A última máquina a entrar em operação foi a 9138, depois de reparos e testes com manobras no pátio de Guarapuava. Isso foi possível após a troca de quatro motores. Para que a reforma fosse feita, a empresa contou com a parceria da Cotriguaçu.

A Ferroeste vem melhorando a manutenção de sua frota, nos últimos meses, graças a várias medidas adotadas pela nova diretoria. Uma das providências foi a contratação de oficina especializada em motores ferroviários, o que dá maior confiabilidade ao desempenho das máquinas.

Outra medida é a melhoria na manutenção da frota, implementada na oficina de Guarapuava. A empresa também contratou mecânicos e eletricistas por concurso público, o que reduziu os custos da mão de obra terceirizada e melhorou a manutenção preventiva e corretiva.

Fonte: Agência Estadual de Notícias