Valec licita trilhos e obras complementares da Norte-Sul

19/11/2012 - Revista Ferroviária

A Valec lançou um novo edital para a compra de 95.436 toneladas de trilhos UIC 60E2 para a Ferrovia Norte-Sul. Os trilhos serão usados nas obras dos 680 km da ferrovia entre Ouro Verde, em Goiás, e Estrela D´Oeste, em São Paulo.

Segundo a Valec, a diferença deste edital em relação aos outros é a participação de empresas ou grupo de empresas nacionais, garantindo que o pagamento da compra seja feito no Brasil. A licitação também mudou de concorrência internacional para pregão presencial. A licitação também contempla a logística da chegada dos trilhos ao Brasil, já que o país não tem fabricação, e o processo de nacionalização. O pregão está marcado para 14 de janeiro de 2013, às 10h, no auditório da Valec, em Brasília (DF). O edital está disponível no site da Valec – www.valec.gov.br -, na parte de licitações, na opção pregão.

A licitação para a compra dos trilhos começou em 2010 e foi cancelado após o Tribunal de Contas da União (TCU) apontar irregularidades. O edital da época contemplava a aquisição de trilhos para a Norte-Sul e para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A licitação foi adiada por três vezes somente neste ano.

Obras complementares

Os últimos editais para as obras e serviços complementares da Ferrovia Norte-Sul também foram publicados na última sexta-feira (16/11). As licitações são para a conclusão do trecho que vai do Pátio Multimodal de Palmas/Porto Nacional, no Tocantins, até o Porto Seco de Anápolis (GO), com 855 km.

Para que a ferrovia possa entrar em operação neste trecho, precisam ser finalizados os trabalhos de assoreamento e lançamento da camada de proteção de brita na margem da via e a construção e estruturação dos pátios multimodais de Porangatu, Uruaçu, Santa Izabel, Jaraguá e Anápolis, todos em Goiás. A previsão é que em setembro de 2013 todas essas obras estejam concluídas.


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