quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Concessões ferroviárias em andamento

06/11/2012 - Revista Ferroviária

O Ministro Paulo Sérgio Passos participou da abertura do NT 2012
Após a solenidade de abertura da Feira Negócios nos Trilhos, nesta terça-feira (06/11), o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, anunciou que os estudos de viabilidade dos primeiros trechos ferroviários do Plano de Investimento em Logística serão concluídos em dezembro deste ano. Os demais estão previstos para fevereiro de 2013.

Os trechos foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo, que soma 2.600 km de ferrovias, já dispõem de estudos em fase avançada e por conta disso será o primeiro a ser licitado. Nesse grupo estão os tramos Norte e Sul do Ferroanel de São Paulo e os trechos Lucas do Rio Verde – Uruaçu, Estrela D'Oeste – Panorama, o acesso ao Porto de Santos e o trecho Açailândia – Vila do Conde.

Os estudos de viabilidade devem ficar prontos em dezembro deste ano. Em janeiro, estão previstas as audiências públicas e no mês seguinte a modelagem do projeto será entregue para avaliação do Tribunal de Contas da União. O edital está previsto para ser lançado em abril. O tempo de concessão será de 30 anos e o vencedor será responsável pela construção, por manter e garantir as operações nas vias. O contrato com o vencedor deve ser assinado em julho.

No segundo grupo estão os trechos de Belo Horizonte - Salvador, Uruaçu - Corinto – Campos, Salvador – Recife, Rio de Janeiro – Campos – Vitória, Maracajú – Mafra e São Paulo – Mafra – Rio Grande. No total são 7.400 km de ferrovias. Esses estudos serão finalizados em fevereiro de 2013. O edital será lançado em junho e o contrato com a empresa vencedora assinado em setembro.


Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário