quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ministra garante chegada da Ferronorte

18/10/2012 - Diário de Cuiabá

Até o final do ano, a ferrovia que liga Itiquira a Rondonópolis deve estar completa.

Por Kamila Arruda

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, garantiu que a Ferronorte chegará a Cuiabá. O anúncio foi feito durante ato de apoio à candidatura do vereador Lúdio Cabral (PT) a prefeito da Capital.

De acordo com ela, os recursos para viabilização do projeto já estão inclusos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no valor de R$ 15 milhões.

Nesta sexta-feira (19), inclusive, a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), assina um contrato com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para agilizar os estudos necessários para a realização da obra, como projeto básico e de impacto ambiental. Esta é a primeira ação prevista.

Até o final do ano, a ferrovia que liga Itiquira a Rondonópolis deve estar completa. Já foram construídos 166 quilômetros, restando apenas oito para a conclusão. Cerca de 60% da infraestrutura e 30% da superestrutura também já foram concluídos.

Além disso, Belchior também ressaltou a possibilidade de Cuiabá reaver os R$ 300 milhões previstos no PAC, que foram perdidos com a concessão da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).

Ela afirma que, com um esforço concentrado do município e com a apresentação de projetos, os recursos podem voltar. "Não vejo problemas em retomar os recursos do PAC em Cuiabá".

A ministra também ressaltou a importância do alinhamento. Para ela, essa "sintonia" beneficiará a população. "É muito importante ter um prefeito alinhado com as outras esferas".



Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário