terça-feira, 11 de setembro de 2012

FCA completa 16 anos de operação

03/09/2012 - Revista Ferroviária

No último sábado, 1º de setembro, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) completou 16 anos de operação. A concessionária possui mais de oito mil quilômetros de malha, 500 locomotivas e 12 mil vagões.  A FCA cruza 316 municípios em sete estados brasileiros (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, Goiás, Bahia, São Paulo) e no Distrito Federal, se conectando com outras ferrovias como MRS, Transnordestina e ALL.

A malha da ferrovia originou-se da fusão de três superintendências: a SR2, originária da Viação Férrea Centro-Oeste e parte da Estrada de Ferro Central do Brasil; a SR8, Originária da antiga Estrada de Ferro Leopoldina; e a SR7, originária da antiga Viação Férrea Federal Leste Brasileiro.

Diferentes cargas cruzam o país através da FCA: soja, bauxita, calcário, cimento, fosfato, fertilizantes, ferro-gusa, petroquímicos e álcool, entre outros.

Desde 2003, a FCA, com autorização da ANTT, passou a ser controlada pela Vale, que detém 99,9% de suas ações. No ano passado, foram investidos R$ 187,5 milhões na ferrovia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário