Audiência do TAV tem pedidos de mudança de traçado

13/09/2012 - Valor Econômico

O governo federal realizou nesta quinta-feira a primeira audiência pública no Estado de São Paulo sobre o novo edital de licitação do trem de alta velocidade (TAV), o trem-bala. Com a presença de representantes de empresas como Queiroz Galvão e CR Almeida, a audiência foi repleta de pedidos para mudança de traçado da linha.

A audiência realizada em São José dos Campos (SP) teve como objetivo apresentar o projeto à população local e colher opiniões. No espaço para manifestações, sete pessoas fizeram uso da palavra, sendo apenas dois representantes de empresas — os grupos de construção Queiroz Galvão e CR Almeida. O restante dos manifestantes era formado por três vereadores, um candidato a vereador, um deputado federal, um representante da prefeitura local, um professor universitário e um homem que se identificou apenas como “físico”.

Com exceção dos representantes de empresas, todos fizeram pedidos para alteração do traçado da linha na cidade. Eram dois os argumentos para a mudança. Primeiro, para que a estação do trem esteja junto ao aeroporto da cidade, diferentemente do que indica o projeto referencial. Segundo, para que a linha não atinja áreas de preservação ambiental. Mudanças no traçado da cidade devem ocasionar alterações em dezenas de quilômetros de trajeto.

O gerente executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Roberto Dias David disse, ao final de cada um dos pedidos, que essa fase de audiências públicas se refere somente à escolha da tecnologia. E que somente depois dessa escolha, prevista para maio de 2013, o governo colherá sugestões para o projeto executivo.

Representantes da Queiroz Galvão e da CR Almeida expressaram apoio à nova modelagem do projeto e também oficializaram o interesse em participar da disputa.