Valec suspende licitação de trilhos da Norte-Sul

14/08/2012 - Revista Ferroviária

A Valec anunciou na manhã desta terça-feira (14/08) o adiamento da licitação para a compra de 97 mil toneladas de trilhos UIC 60E2 para o trecho Ouro Verde (GO) a Estrela do Oeste (SP) da Ferrovia Norte Sul, com 680 km.  A licitação foi suspensa sem prazo para ser retomada (sine die).

De acordo com departamento de licitações da estatal, a área técnica vai rever os critérios do edital, após reclamações de grupos interessados na concorrência, que era internacional e do tipo menor preço. A entrega das propostas estava marcada para esta quarta-feira (15/08).

O novo edital tinha sido publicado em 12 de julho deste ano.  O processo licitatório para a compra dos trilhos começou em 2010 e foi cancelado após o Tribunal de Contas da União (TCU) apontar irregularidades. O edital da época contemplava a aquisição de trilhos para a Norte-Sul e para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O atual era somente para o trecho da Norte-Sul.

Arrendamento de áreas no pátio Gurupi

Nesta terça-feira (14/08), a Valec também publicou o aviso da concorrência nacional para o arrendamento de áreas no pátio de integração multimodal de Gurupi (TO) da Ferrovia Norte-Sul.  O pátio está localizado no km 939 da ferrovia.

O terreno fica às margens da ferrovia e será arrendado para empresas interessadas em instalar terminais de carga e descarga.  A estatal fez o mesmo procedimento de arrendamento no pátio de Palmas-Porto Nacional, também no Tocantins, onde a Petrobras está investindo R$ 200 milhões no terminal para movimentar seus produtos. 

A entrega das propostas está marcada para o dia 18 de setembro, às 10h, no auditório da Valec, em Brasília (DF). O edital completo será disponibilizado no site da estatal – www.valec.gov.br - na parte de licitações. Outras informações sobre a concorrência podem ser obtidas através dos telefones (61)2029-6481 ou 2029-6482.