Trensurb pode ampliar projeto de trem no Sul

03/08/2012 - Zero Hora

A Trensurb encaminhará ao Ministério dos Transportes um pedido para que seja ampliada até Pedro Osório a linha do trem regional de Pelotas a Rio Grande, no sul do Estado. A proposta foi apresentada na quarta-feira ao superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes. 

O  programa de resgate do transporte ferroviário de passageiros, de acordo com o consultor da Trensurb Paulo Thimóteo, começou como parte do plano de revitalização das ferrovias do país. A ideia é transportar passageiros reaproveitando trechos já existentes na região, mas que são pouco ou até mesmo não utilizados pelo transporte de cargas. 

Assim, com base em estudo solicitado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ainda no fim da década de 90, que apontava 64 possíveis trechos, o Ministério dos Transportes selecionou alguns para desenvolver trabalhos mais específicos e aprofundados. 

Dois dos trajetos selecionados são no Estado: Caxias do Sul a Bento Gonçalves e Pelotas a Rio Grande. De acordo com a Trensurb, o trecho na Serra foi apontado em estudo como promissor devido à atividade produtiva diversificada e à indústria metalmecânica. Um novo traçado proposto teria cerca de 45 quilômetros, com cinco estações em Caxias do Sul, uma em Carlos Barbosa, uma em Garibaldi, uma em Farroupilha e duas em Bento Gonçalves. 

Já no caso da ferrovia Pelotas a Rio Grande, segundo a Trensurb, a proposta inicial era estendê-la até Capão do Leão e praia do Cassino, em um trajeto de 52 quilômetros. Entre os motivos está o fato de o trecho ser curto e plano, cuja alternativa rodoviária é oito quilômetros mais longa, sem contar a movimentação gerada pelo porto de Rio Grande.