MRS deve ter complexo de oficinas em Paraíba do Sul

15/08/2012 - Revista Ferroviária

A MRS Logística está estudando a implantação de um complexo de oficinas de locomotivas e vagões em Paraíba do Sul (RJ). A concessionária está conversando com a prefeitura para instalar a estrutura na área rural da cidade, que está sendo destinada para a indústria. O projeto ainda não tem prazo para sair do papel, já que alguns trechos da área em questão terão que ser desapropriados.

Hoje, a maior oficina da MRS fica no Horto Florestal, em Belo Horizonte (MG). No local são realizados os serviços de manutenções preventivas e corretivas, reformas e recuperação de componentes de locomotivas e vagões.  A ideia da MRS é que todos os serviços também sejam realizados em Paraíba do Sul e as duas oficinas funcionem paralelamente.

O consultor institucional da MRS, Gustavo Bambini, explica que a concessionária ainda está avaliando o projeto e que o tamanho da nova estrutura e seus serviços vão depender do tamanho da área que está sendo estudada em Paraíba do Sul.

Oficina de Conselheiro Lafaiete

No final de julho, a MRS fechou a oficina de locomotivas de Conselheiro Lafaiete (MG) por problemas no isolamento acústico do local, onde eram feitos os testes de carga das locomotivas.

Em fevereiro deste ano, a concessionária fez um teste acústico para apurar o nível de decibéis emitidos pelas atividades desenvolvidas na manutenção das máquinas. Os resultados do teste comprovaram a emissão de ruídos acima do padrão. O teste acústico foi solicitado pelo Ministério Público Estadual de Minas Gerais.

A MRS avaliou alternativas para o problema, mas nenhuma delas seria eficiente. Então, a concessionária optou pela transferência das atividades para Jeceaba (MG) e para o Horto. Os funcionários que trabalhavam na oficina foram realocados em outras unidades operacionais da empresa. A oficina de vagões continua funcionando em Conselheiro Lafaiete. Ela não funcionava no mesmo local da oficina de locomotivas.