Ligação Campinas à Capital via trens da CPTM fica para 2020

08/08/2012 - Jornal Todo Dia - Americana

Projeto está em estudo no governo do Estado; proposta final sai até 2016. Trem que faz a linha de São Paulo a Jundiaí: meta é chegar a Campinas

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou ontem que a expansão dos ramais do trem metropolitano de São Paulo, que hoje vão até Jundiaí, só poderão chegar a Campinas depois de 2020. Fernandes esteve na cidade para participar de um fórum que discutiu o transporte ferroviário no Estado. O evento foi organizado pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) de Campinas.

“A perspectiva da secretaria é que seja possível a extensão do trem regional de Jundiaí até a cidade de Campinas, com previsão de execução em 2020. Porém, é preciso ver se a cidade tem interesse, e depois, também conversar com o governo Federal”, afirmou Fernandes, que chegou a afirmar que o custo da obra será de aproximadamente R$ 1 bilhão.

A intenção, garante Fernandes, é que o projeto seja de um trem metropolitano, ligando Campinas a cidades próximas, em especial Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí até São Paulo. Dessa forma, criaria-se uma alternativa de transporte regional, o que iria ajudar a diminuir o tráfego nas rodovias. “O projeto ganha viabilidade se for um trem com o perfil de interligar as cidades no seu trajeto”, afirmou.

Se for seguido o modelo de trens da CPTM, a velocidade máxima do trajeto será de 9o quilômetros por hora, com velocidade comercial, por causa das paradas, de no máximo 40 quilômetros por hora.

DIAGNÓSTICO

O secretário disse também que o diagnóstico do governo do Estado é que a demanda de transportes duplicará em 20 anos e o sistema logístico estadual é disperso e fragmentado. Por conta disso, o sistema rodoviário estará saturado a curto prazo em toda região metropolitana de São Paulo e também na de Campinas. “É importante ressaltar que o trem regional não exclui a implantação do trem de alta velocidade, pois não haverá um encontro conflito de rotas”, comentou o secretário, falando sobre o TAV (Trem de Alta Velocidade) que irá ligar Campinas ao Rio de Janeiro, saindo do aeroporto de Viracopos e passando por São Paulo (Campo de Marte), São José dos Campos e Volta Redonda.

Problema

O secretário disse ainda que o projeto para a expansão deve ficar pronto em 2016, restando, depois, a execução das obras. Um dos problemas apontados por ele é que, entre Jundiaí a Campinas, a ferrovia está concessionada para carga à Brasil Ferrovias. Será preciso uma negociação com a concessionária para utilizar os trilhos. Além disso, os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) são movidos à energia elétrica, e por isso será necessário fazer a eletrificação da rede - trens de carga são movidos à diesel.