Governo de SP afirma que TAV não atrapalha trem regional

07/08/2012 - CBN

Em Campinas nesta terça-feira (07/08) para participar de um fórum que discutiu o transporte ferroviário no estado, o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, falou sobre projetos do setor para a região. O evento, organizado pela Câmara Americana de Comércio, a Amcham Campinas, trouxe à cidade representantes de empresas ligadas à logística e ao transporte de cargas.

Pouco antes da palestra em que apresentaria os investimentos no setor metroferroviário, o secretário Jurandir Fernandes, não descartou a expansão do trem metropolitano até Campinas. Segundo ele, a ampliação da linha que atualmente liga Jundiaí a São Paulo não interfere no projeto do Trem de Alta Velocidade.

Questões de mobilidade para a Copa do Mundo de Futebol e para as Olimpíadas também foram discutidas. Mas antes desses eventos, no entanto, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, a malha ferroviária da região deve passar por mudanças. Segundo ele, alterações nas passagens de nível devem diminuir o índice de acidentes envolvendo moradores de áreas próximas à ferrovia.

Outro ponto destacado pelo presidente da Abifer é a ampliação do trecho entre Sumaré e Santos com previsão de conclusão em 2013. A expansão deve auxiliar no escoamento de cargas para o porto de Santos.