Copersucar transporta 50% do açúcar por trem

09/08/2012 - Brasil Econômico

A utilização do trem para o transporte de produtos já é realidade em muitas empresas brasileiras. Na Copersucar, por exemplo, o modal ferroviário representa 50% da matriz de transporte da companhia na exportação de açúcar. Segundo o presidente da empresa, Paulo Roberto de Souza, a estratégia é ir aumentando a participação do açúcar nos próximos anos.

Nesta safra, que se iniciou em abril de 2012 e vai até março de 2013, a Copersucar vai movimentar 8,5 milhões de toneladas, das quais 2 milhões para o mercado interno e 6,5 milhões para as exportações. Desses 6,5 milhões, a empresa estima movimentar entre 3,5 milhões e 4 milhões via ferroviária. “A ferrovia não é só uma opção de menor custo e maior eficiência, é uma opção de acesso ao porto”, disse Souza.

O plano de investimentos da Copersucar prevê R$ 2 bilhões em projetos de infraestrutura logística até 2015, dos quais cerca de R$ 300 milhões foram investidos na safra 2011/2012.

“Todos os investimentos em expansão de logística visam o transporte ferroviário. Como resultado, estamos tirando milhares de caminhões das rodovias, baixando custo e, o mais importante, aumentando o acesso ao porto”, disse Souza.