Campinas vai ter audiência sobre TAV

25/08/2012 - R7

O prefeito de Campinas, Pedro Serafim (PDT), disse que se trata de uma obra de extrema importância para a cidade.

Por Raoni Zambi

O governo federal anunciou ontem que Campinas irá sediar, em 20 de setembro, uma audiência pública para debater o TAV (Trem de Alta Velocidade), que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. A medida foi publicada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) no Diário Oficial da União. O objetivo das audiências é tornar público e melhorar o edital de contrato e concessão da obra.

No total, outras seis cidades, em todo o País, também sediarão audiências. O governo planeja realizar um leilão em maio para decidir o grupo que ficará responsável pelo serviço, previsto em R$ 33 bilhões, dos quais R$ 20 bilhões serão financiados pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Economico e Social).

Segundo o governo, a extensão dos trilhos será de 510 quilômetros. A previsão do governo é que o TAV irá interligar três regiões importantes do Brasil, com resultado direto na circulação de pessoas, bens de consumo e informação. O objetivo é integrar ainda mais essas regiões e fomentar a economia em todo o País. Os aeroportos internacionais de Campinas e Guarulhos também seriam interligados.

O prefeito de Campinas, Pedro Serafim (PDT), disse que se trata de uma obra de “extrema importância para a cidade”. “Considero muito importante o TAV e torço para que isso ocorra. A RMC (Região Metropolitana de Campinas) estará ainda mais conurbada com São Paulo. Naturalmente, os moradores terão muitos benefícios”, disse.