Aprovada minuta de Termo de Referência para Ferrovia Brasília-Goiânia

29/08/2012 - A Crítica

Durante a reunião foi aprovada a minuta do Termo de Referência para a elaboração de Estudos de Viabi
Aconteceu na tarde de segunda-feira (27) a segunda reunião do Comitê Técnico para efetivação da Ferrovia Brasília-Anápolis-Goiânia para uso misto, no transporte de passageiros e cargas. Segundo o diretor-superintendente da superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste(Sudeco) e coordenador do Comitê Técnico, Marcelo Dourado, a publicação de todo o processo para que as empresas interessadas participem do edital de licitação para contratação dos estudos pode sair em até 60 dias.

“Essa ferrovia vem para ficar e nós seremos protagonistas de um momento histórico, a iniciativa privada, o governo federal, os governos estaduais estão juntos para que a ferrovia seja viabilizada”, afirmou Dourado durante o encontro.

Durante a reunião foi aprovada a minuta do Termo de Referência para a elaboração de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Socioambiental (EVTEA) necessários à implantação da ferrovia. Também ficou definido que será elaborado um calendário de publicação de todo o processo para que a as empresas interessadas participem do edital de licitação para contratação dos estudos.

O eixo Brasília-Anápolis-Goiânia possui localização estratégica, ele está numa área que liga a região Norte do país com a região Sul e pode ser interligado à EF-151, a Ferrovia Norte-Sul.

Estiveram presentes representantes do Ministério da Integração Nacional, Ministério dos Transportes, ANTT, DNIT, VALEC, Governo de Goiás e Governo do Distrito Federal.