União lança estudo de trem Brasília-Anápolis-Goiânia

26/06/2012 - Revista Ferroviária

O Governo Federal assina nesta quinta-feira (28/06) protocolo de intenções para a elaboração do estudo de viabilidade para a implantação da linha que ligará Brasília (DF), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). O evento será realizado no auditório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília (DF).

De acordo com o site da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), o trem Brasília-Anápolis-Goiânia é para o transporte regular de média velocidade (cerca de 120 km) de passageiros e carga. 

A linha é um desejo antigo para o transporte de passageiros na região. O trecho de cerca de 200 km deve utilizar parte da linha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

No ano passado, o Ministério da Integração Nacional, por intermédio da Sudeco, o Ministério dos Transportes, por intermédio da ANTT e do DNIT, e os governos do Distrito Federal e de Goiás firmaram acordo de cooperação para dar início à transformação da linha férrea entre Brasília e Luziânia (GO) em uma linha regular mista de transporte de passageiros e carga. A linha deve beneficiar cerca de 500 mil moradores do entorno Sul do Distrito Federal.

Participam do evento o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; o ministro da Integração Nacional , Fernando Bezerra; o governador de Goiás, Marconi Perillo; o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; o diretor-geral da ANTT, Ivo Borges; o presidente da Valec, José Eduardo Castello Branco; o diretor do departamento de Infraestrutura do DNIT, Jorge Ernesto Pinto Fraxe e o diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado.