MT negocia com a China construção de ferrovia

24/06/2012 - Só Notícias

O governador Silval Barbosa inicia, nesta 2ª feira, na capital chinesa, audiências com lideranças empresariais e dirigentes de entidades que estão dispostos a investir em Mato Grosso na construção de uma ferrovia a partir de Cuiabá, passando pelo Nortão e chegando até Santarém (PA), onde está o porto, para escoar com mais rapidez e maior economia grãos, carne e madeira para os consumidores chineses. A china está entre os principais compradores da produção mato-grossense. As negociações serão com empresários que estiveram em Mato Grosso, ano passado, percorrendo as principais cidades no eixo da 163, bem como cidades paraenses.

Silval faz a 2ª visita a China. Ele chegou na 6ª em Dubai, teve rápido encontro com cônsul brasileiro e seguiu a Pequim. O interesse do Estado é viabilizar a transferência de tecnologia, principalmente na área de logística de transportes - um dos gargalos de Mato Grosso. "O grupo chinês ficou impressionado com a dimensão e a produção de Mato Grosso e há o interesse de investimentos. Estamos estreitando esta parceria onde o foco será a busca de logística que dê maior poder de competitividade para a melhoria e o crescimento da nossa produção", explicou o governador.

O grupo chinês que visitou Mato Grosso montou uma comissão e está fazendo estudos e o desenho do projeto básico do trecho Cuiabá-Santarém. Também foi criada uma "Comissão Mista" para acompanhar oficialmente os trabalhos. Além disso, representantes do Banco de Desenvolvimento da China também se reuniram com o governador e secretários de Estado.

Silval ficará na China até quinta-feira (28). O vice-governador Chico Daltro assumiu i governo do Estado pela quarta vez.