MT faz apelo por ferrovia Cuiabá-Santarém

12/07/2012 - Valor Econômico

O governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), fez nesta quarta-feira um apelo ao governo federal para acelerar o processo para a construção da ferrovia Cuiabá-Santarém, naquela região. Em reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o governador foi informado de que o ramal deve ser incluído em um plano para reestruturação da malha ferroviária de todo o país. A expectativa, segundo Silval, é de que o anúncio ocorra nos próximos dias.

"Ela me disse que dentro desses dias a presidente Dilma lança um plano e o planejamento das ferrovias no Brasil e certamente essa deve estar no meio", disse o governador ao Valor. "Eu pedi a ministra para nos ajudar a superar a parte burocrática do Brasil, que é a nossa legislação", declarou Silval após reunião no Palácio do Planalto.

De acordo com o governador, empresas chinesas estariam dispostas a investir cerca de R$ 10 a 12 bilhões. Silval Barbosa lembrou que a presidente Dilma Rousseff esteve reunida com o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, no mês passado, ocasião em que tratou do empreendimento.

A ministra Gleisi também esteve reunida nesta quarta-feira com o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB). No encontro, tratou-se de um conflito na região do Vale do Araguaia, motivada por determinação judicial de retirada de posseiros da gleba Suiá-Missu, demarcada como área indígena. O governador pediu auxílio ao governo federal para buscar uma solução para o conflito.