Projeto da ALL será tema de palestra

12/05/2012 - Expresso Mato Grosso

A palestra será realizada durante a Semana Nacional do Museu em Itiquira

O Projeto de Expansão da Malha Norte, empreendimento da América Latina Logística (ALL) em Mato Grosso com investimentos de R$ 700 milhões, será um dos temas abordados durante a Semana Nacional do Museu no município de Itiquira (357 km ao Sul de Cuiabá), entre os dias 16 e 18 de maio. O tema da edição 2012 será “Itiquira: O desenvolvimento chegou pelos trilhos”, uma parceria entre a ALL, Prefeitura de Itiquira, por meio da Secretaria de Cultura, e Museu Acelino Rodrigues de Oliveira.

A abertura será na próxima terça-feira (15.05), às 19h. O evento, anualmente realizado em Itiquira, será concentrado no museu local, no Complexo Turístico Beira Rio, no centro do município. Está prevista na abertura uma palestra sobre o Projeto Expansão Malha Norte com a descrição minuciosa das características do projeto que prevê ampliar em 260 quilômetros a malha ferroviária da empresa em Mato Grosso. Também serão abordadas palestras sobre as ações socioambientais executadas pela ALL no que tange ao projeto.

“Nos demais dias, ou seja, de 16 a 18 de maio, ficarão expostos os documentos que evidenciam o processo de construção da ferrovia, como licenças ambientais, contrato com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), pareceres técnicos e outros, além de todo o material gráfico utilizado na divulgação do empreendimento”, explicou a responsável pela execução do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do Projeto de Expansão Malha Norte da ALL, Maysa Moraes de Freitas.

Ferrovia em Itiquira – A realização da Semana Nacional do Museu sob o tema “o desenvolvimento chegou pelos trilhos”, sob a coordenação da professora Ana Paula Roberto Ferreira, evidencia, mais uma vez, a importância e as transformações que vêm ocorrendo no município de Itiquira com a chegada da ferrovia. Será a terceira estação ferroviária da ALL em Mato Grosso. As primeiras inauguradas foram nos municípios de Alto Taquari, em 2000, e em Alto Araguaia, em 2003. Desde a chegada da ferrovia a Itiquira, o município vem numa vertente de transformação e crescimento econômico que têm atraído empresas e novos investimentos.

A chegada dos trilhos ao município veio mais que ajudar a desafogar o transporte de cargas em Mato Grosso. Trouxe também desenvolvimento econômico e social à região. Além do trem, vieram grandes empresas e novas oportunidades de trabalho, o que têm gerado um novo otimismo junto aos moradores da região.

Somente o terminal de Itiquira terá capacidade operacional de 2,5 milhões de toneladas/ano. O empreendimento compreende aproximadamente 6 km de extensão, com uma área de quase 70 hectares, capaz de gerar 210 empregos no que diz respeito à sua total operacionalização, que abrange desde a manutenção da via férrea até os maquinistas.