sábado, 16 de junho de 2012

FNS em projeto

Abril. 2012 - Valec

A Extensão Sul da Ferrovia Norte-Sul, que vai de Ouro Verde (GO) a Estrela d ´Oeste (SP), num total de 680 km,  permitirá a interligação com o sistema ferroviário que dá acesso aos portos da Região Sudeste e a efetiva integração das regiões Sul e Sudeste com as regiões Norte e Nordeste.

A extensão da Ferrovia Norte-Sul até Estrela D´Oeste, no estado de São Paulo,  denominado como Tramo Sul, permitiu que a mesma cruzasse todo o estado de Goiás, passando por acentuadas regiões produtoras de grãos e de cana de açúcar, além de centros de outros produtos industrializados localizados na região de Quirinópolis.

Além disso, a articulação de diferentes ramos de negócios proporcionada por sua implantação e prolongamento está contribuindo para o aumento da renda interna e para o aproveitamento e melhor distribuição da riqueza nacional, a geração de divisas e abertura de novas frentes de trabalho, permitindo a diminuição de desequilíbrios econômicos entre regiões e pessoas, resultando na melhoria significativa da qualidade de vida da população da região.

Este trecho passa por Santa Helena de Goiás, Rio Verde, Quirinópolis, São Simão, onde logo após atinge o estado de Minas Gerais, prosseguindo a partir daí até Estrela D‘Oeste, em São Paulo, onde se interliga com a ALL, conforme mapa de situação em anexo. Ao longo do trecho estão previstos dois pátios de carregamento de grãos e de produtos diversos: um em Santa Helena de Goiás e outro em São Simão.

Evolução do projeto:

EIA/RIMA e Elaboração do Projeto Básico – 2009.
Concessão da Licença Prévia: abril de 2010.
Licitação para a contratação de empresas construtoras: agosto de 2010.
Concessão da LI – Licença de Instalação: 16 de dezembro de 2010.
Assinatura das Ordens de Serviço para início das obras dos 5 lotes: 23/12/10.
Dados do Projeto:
Trecho Ouro Verde (GO) – Estrela D'Oeste (SP) = 680 km
Início das obras = janeiro de 2011
Conclusão = 2014
Custo previsto = R$ 2,7 bilhões (incluindo estudos, desenvolvimento do projeto, supervisão etc)
Empregos a serem gerados: 10.000 diretos e 30.000 indiretos
Para dinamizar o desenvolvimento na região, serão instalados ao longo do percurso da extensão sul da Norte-Sul três pólos industriais. Um em Goianira, outro em Santa Helena e o terceiro em São Simão.O Pátios multimodais serão instalados em Quirinópolis e São Simão.
Trecho em Goiás = 494 km
Municípios localizados na área de influência: Acreúna, Brazabrantes, Cachoeira Alta, Campo Limpo de Goiás, Campestre de Goiás, Damolândia, Edéia, Goianira, Indiara, Jandaia, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Paranaiguara, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Bárbara de Goiás, Santa Helena, Santo Antônio de Goiás, São Simão, Trindade e Turvelândia.
Trecho em Minas Gerais = 105,7 km
Municípios localizados na área de influência: Carneirinho, Iturama, Limeira do Oeste, Santa Vitória e União de Minas.
Trecho em São Paulo = 66,2 km
Municípios localizados na área de influência: Dolcinópolis, Estrela D'Oeste, Fernandópolis, Guarani d'Oeste, Jales, Ouroeste, Populina, Turmalina e Vitória Brasil. 
FNS – Vencedores dos 5 lotes da Extensão Sul – Ouro Verde GO – Estrela D’Oeste SP


LOTES
   TRECHO/KM

  MUNICÍPIOS

  CONSÓRCIO/ EMPRESAS

   VALORES R$

     1

Ouro Verde –Pal- meiras de Goiás/ 111 km

PALMEIRAS DE GOIÁS

Consórcio ATERPA/ EBATE

R$ 387.767.087,66

     2

Palmeiras de Goiás – Turvelândia/    135 km

TURVELÂNDIA

Consórcio Ferrosul – QUEIROZ GALVÃO/ CAMARGO CORRÊA

R$ 372.886.941,76

     3

Turvelândia – Quirinópolis/       144 km

QUIRINÓPOLIS

Consórcio Ferrosul – QUEIROZ GALVÃO/ CAMARGO CORRÊA

R$ 632.897.889,42

     4

Quirinópolis – Rio Arantes MG/       148 km

RIO ARANTES MG

Consórcio CONSTRAN/ EGESA/ CARIOCA

R$ 520.053.301,60

5

Rio Arantes MG – Estrela  SP/ 142 km

ESTRELA D’ OESTE SP

TIISA TRIUNFO IESA INFRA-ESTRUTURA S/A

R$ 434.368.432,66

                                                                                              
 Valor Total: R$ 2.347.973.653,30

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