Ferrovia vai escoar 30% da safra do Alto Taquari - Alto Araguaia - Itiquira.

08/06/2012 - Cenário MT

Em 2013 devem ser transportados 12 milhões de toneladas, no trecho até Rondonópolis

Com o terminal intermodal da Ferrovia Senador Vicente Vuolo,a Ferronorte, em Itiquira (362 km ao sul de Cuiabá), em funcionamento, cerca de 30%, (6,3 milhões de toneladas) da produção de soja de Mato Grosso, estimada em 21,3 milhões de toneladas na safra 2011/2012, deve ser escoada via ferrovia no trecho Alto Taquari - Alto Araguaia - Itiquira.

Os outros 148 quilômetros até a cidade de Rondonópolis estão em construção e o trajeto deve estar concluído até dezembro deste ano, segundo a concessionária América Latina Logística (ALL), que administra o complexo juntamente com a companhia Seara.

A expectativa da ALL é de que os três modais juntos transportem mais de 12 milhões de toneladas por ano de produtos como milho e soja. Segundo o coordenador-executivo do Movimento Pró-logística, Edeon Vaz, desses 12 milhões estimados, aproximadamente 60% é de soja.

De acordo com Vaz, a inauguração de mais essa etapa garante aos produtores a conquista de uma possível redução nos fretes. “Mais um passo para a chegada dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) ao Estado, agora estamos trabalhando para que chegue até Cuiabá e, assim, possa garantir ao produtor vantagens”. Segundo ele, o maior impacto para o setor é na redução do custo do frete. Em geral, o transporte ferroviário é 25% a 30% mais econômico do que o rodoviário. “Tudo que significar para o Estado benefícios e competitividade, é bem-vindo”, conclui o coordenador.

Terminal - Com investimentos na ordem de R$ 50 milhões, a movimentação estimada para o terminal é de 2,5 milhões de toneladas por ano de produtos como milho e soja. O empreendimento tem capacidade de 38 mil toneladas de armazenamento e 1 mil toneladas/hora de descarga e carregamento. O pátio tem capacidade para 400 caminhões. A área do novo terminal tem 6 km de extensão em uma área de quase 70 hectares e irá gerar 210 empregos. O empreendimento faz parte do programa de extensão da malha ferroviária no Estado: o Projeto de Expansão da Malha Norte com investimentos de R$ 700 milhões.

Desde a privatização da malha, a ALL investiu mais de R$ 7 bilhões. Além desses recursos, a empresa está investindo cerca de R$ 700 milhões no Projeto Expansão Malha Norte, que prevê a construção do trecho ferroviário ligando Alto Araguaia a Rondonópolis, ampliando em 260 quilômetros a extensão da malha brasileira. O terminal de Itiquira teve as obras iniciadas em fevereiro de 2010 e concluídas no final de 2011.

Testes - O terminal intermodal já funcionava em caráter experimental até a data de sua inauguração. Segundo a América Latina Logística (ALL), desde do dia 28 de abril até segunda (28 de maio), foram embarcadas 41.437 toneladas de soja para o porto de Santos. O transporte foi feito em 517 vagões.