28/04/2012 - Cenário MT
Obras de superestrutura alcançam km 176. Frentes de trabalho estão distribuídas ao longo de todo trecho restante que é de aproximadamente 80 km. Obras na área no CIR já iniciaram
Alto Araguaia (MT) – O Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), um investimento da América Latina Logística (ALL), começou a receber as primeiras obras para se tornar o maior do Brasil. Este mês iniciaram as obras de terraplanagem e drenagem no que o gerente de Projetos e Infraesturura da ALL, Thiago Fiori, chamou de “pera ferroviária”, pelo seu formato.
O Complexo ocupará uma área de 400 hectares nas proximidades da BR-163 (saída para Campo Grande) e irá disponibilizar, numa área de 230 mil metros quadrados, um centro comercial, pátio para estacionamento de caminhões e um posto de abastecimento. O CIR vai gerar 3 mil vagas de trabalho.
A capacidade de carga será de 120 vagões em seis horas, com operações independentes de carga e descarga e um sistema duplo de carregamento ferroviário, permitindo o embarque simultâneo de dois trens com produtos diferentes. Assim que entrar em operação, o CIR deve transportar em 2013 cerca de 12 milhões de toneladas com possibilidade de atingir 15 milhões de toneladas por ano até 2015. “Iniciamos a preparação e locação da obra. Foram feitas as primeiras obras que compreendem a parte de terraplanagem e drenagem do Complexo”, acentua Fiori.
Com o CIR, a empresa se aproxima de importantes polos produtores em Mato Grosso, garante o gerente de Projetos Logísticos da ALL, Alexandre Biller, ao citar as regiões Sudeste, Centro-Sul, Oeste e Médio Norte, grandes produtoras de grãos no Estado. “Essas regiões respondem por mais de 80% da produção de soja e mais de 90% da produção de milho”, destaca.
Status da obra de Expansão Malha Norte - A cada dia que se finda são computados importantes metros de trilhos à malha ferroviária de Mato Grosso, projeto de R$ 700 milhões da ALL. Os investimentos inauguram um novo momento para o transporte ferroviário no Estado. Todo planejamento acerca da continuidade das obras do Projeto de Expansão da Malha Norte é feito de uma "sala de guerra” no centro de Itiquira, município sede da terceira estação rodoferroviária da ALL.
Quem comanda o projeto é o gerente Thiago Fiori, ou seja, cada pedra, cada dormente, cada metro de trilho colocado. Tudo é milimetricamente pensado no inédito programa de extensão da malha ferroviária empreendido pela ALL. As obras não param. Atualmente, os trilhos alcançaram o km 160. Em março de 2012 foi concluída a obra da ponte sobre o Rio Itiquira com 205 metros e com sete vãos de 29 metros cada. É a terceira ponte construída no Projeto de Expansão da Malha Norte até o momento. Dentro do planejamento das obras ainda estão previstas a construção de mais cincos pontes e a passagem pela BR-163.
Ao atingir o Km 176, as obras ferroviárias estão no segmento III, que corresponde ao trecho entre Itiquira (BR 163) e Rondonópolis. A licença para esse trecho foi emitida em dezembro de 2011 pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Tão logo recebeu o documento, a companhia iniciou as obras. “Os trilhos estão no Km 160 e a infraestrutura no Km 176. Os últimos 80 Km estão em obras aceleradas com a diminuição das chuvas”, aponta Fiori.
O trecho ferroviário em obras faz parte do Projeto de Expansão da Malha Norte, que vai ampliar em 260 quilômetros a malha ferroviária da empresa no Estado. Com a licença emitida pelo Ibama, a companhia está 100% liberada para obras.
O Projeto de Expansão da Malha Norte teve suas obras iniciadas em julho de 2009 com a conclusão dos primeiros 13 quilômetros. O segmento II, com extensão de 163 quilômetros, liga o terminal de Alto Araguaia ao de Itiquira no Km 112 e à BR-163. Este trecho (Alto Araguaia/Itiquira) foi iniciado em dezembro de 2009 e já está totalmente concluído, faltando apenas a inauguração, visto que o Ibama já emitiu a licença de operação ferroviária para ser explorado pelas locomotivas da companhia. O restante do segmento II, que liga Itiquira à BR-163, está em fase final de obras. O último segmento terá 80 quilômetros de trilhos até Rondonópolis, cidade que receberá CIR.
Obras de superestrutura alcançam km 176. Frentes de trabalho estão distribuídas ao longo de todo trecho restante que é de aproximadamente 80 km. Obras na área no CIR já iniciaram
Alto Araguaia (MT) – O Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), um investimento da América Latina Logística (ALL), começou a receber as primeiras obras para se tornar o maior do Brasil. Este mês iniciaram as obras de terraplanagem e drenagem no que o gerente de Projetos e Infraesturura da ALL, Thiago Fiori, chamou de “pera ferroviária”, pelo seu formato.
O Complexo ocupará uma área de 400 hectares nas proximidades da BR-163 (saída para Campo Grande) e irá disponibilizar, numa área de 230 mil metros quadrados, um centro comercial, pátio para estacionamento de caminhões e um posto de abastecimento. O CIR vai gerar 3 mil vagas de trabalho.
A capacidade de carga será de 120 vagões em seis horas, com operações independentes de carga e descarga e um sistema duplo de carregamento ferroviário, permitindo o embarque simultâneo de dois trens com produtos diferentes. Assim que entrar em operação, o CIR deve transportar em 2013 cerca de 12 milhões de toneladas com possibilidade de atingir 15 milhões de toneladas por ano até 2015. “Iniciamos a preparação e locação da obra. Foram feitas as primeiras obras que compreendem a parte de terraplanagem e drenagem do Complexo”, acentua Fiori.
Com o CIR, a empresa se aproxima de importantes polos produtores em Mato Grosso, garante o gerente de Projetos Logísticos da ALL, Alexandre Biller, ao citar as regiões Sudeste, Centro-Sul, Oeste e Médio Norte, grandes produtoras de grãos no Estado. “Essas regiões respondem por mais de 80% da produção de soja e mais de 90% da produção de milho”, destaca.
Status da obra de Expansão Malha Norte - A cada dia que se finda são computados importantes metros de trilhos à malha ferroviária de Mato Grosso, projeto de R$ 700 milhões da ALL. Os investimentos inauguram um novo momento para o transporte ferroviário no Estado. Todo planejamento acerca da continuidade das obras do Projeto de Expansão da Malha Norte é feito de uma "sala de guerra” no centro de Itiquira, município sede da terceira estação rodoferroviária da ALL.
Quem comanda o projeto é o gerente Thiago Fiori, ou seja, cada pedra, cada dormente, cada metro de trilho colocado. Tudo é milimetricamente pensado no inédito programa de extensão da malha ferroviária empreendido pela ALL. As obras não param. Atualmente, os trilhos alcançaram o km 160. Em março de 2012 foi concluída a obra da ponte sobre o Rio Itiquira com 205 metros e com sete vãos de 29 metros cada. É a terceira ponte construída no Projeto de Expansão da Malha Norte até o momento. Dentro do planejamento das obras ainda estão previstas a construção de mais cincos pontes e a passagem pela BR-163.
Ao atingir o Km 176, as obras ferroviárias estão no segmento III, que corresponde ao trecho entre Itiquira (BR 163) e Rondonópolis. A licença para esse trecho foi emitida em dezembro de 2011 pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Tão logo recebeu o documento, a companhia iniciou as obras. “Os trilhos estão no Km 160 e a infraestrutura no Km 176. Os últimos 80 Km estão em obras aceleradas com a diminuição das chuvas”, aponta Fiori.
O trecho ferroviário em obras faz parte do Projeto de Expansão da Malha Norte, que vai ampliar em 260 quilômetros a malha ferroviária da empresa no Estado. Com a licença emitida pelo Ibama, a companhia está 100% liberada para obras.
O Projeto de Expansão da Malha Norte teve suas obras iniciadas em julho de 2009 com a conclusão dos primeiros 13 quilômetros. O segmento II, com extensão de 163 quilômetros, liga o terminal de Alto Araguaia ao de Itiquira no Km 112 e à BR-163. Este trecho (Alto Araguaia/Itiquira) foi iniciado em dezembro de 2009 e já está totalmente concluído, faltando apenas a inauguração, visto que o Ibama já emitiu a licença de operação ferroviária para ser explorado pelas locomotivas da companhia. O restante do segmento II, que liga Itiquira à BR-163, está em fase final de obras. O último segmento terá 80 quilômetros de trilhos até Rondonópolis, cidade que receberá CIR.
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