Valec prevê a Fico concluída até 2015

27/03/2012 - Webtranspo , João Vidal

Ferrovia ainda permanece no papel, mas executivo garante prazo -

A FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste), ou ferrovia senador Vicente Vuolo, deve estar concluída até 2015, é o que afirma José Eduardo Castello Branco, presidente da Valec. De acordo com o dirigente, o primeiro trecho da linha férrea, de 598 quilômetros, entre Lucas do Rio Verde (MT) e Vilhena (RO), deve ser finalizado até 2014.

A previsão do executivo que dirige a estatal, responsável pela malha ferroviária nacional, pode soar otimista, uma vez que a FICO ainda nem saiu do papel. Apesar disso, Castello Branco não se demonstra preocupado, pois os 900 quilômetros da linha serão divididos em seis lotes de 150 quilômetros, o que, segundo ele, agiliza os trabalhos.

"A grande vantagem da divisão em lotes é que teremos seis projetistas desenvolvendo 150 km de ferrovia cada um. Não há a necessidade de finalizar um trecho para começar outro. Por isso, quando a obra engrenar, ela será concluída em ritmo satisfatório", explicou o presidente da estatal.

Este assunto veio à tona, recentemente, em uma audiência pública da Comissão de Infraestrutura do Senado. Neste encontro estiveram presentes o senador Pedro Taques (PDT-MT); o senador Blairo Maggi (PR-MT), vice-presidente da Comissão de Infraestrutura; bem como os deputados Júlio Campos (DEM-MT) e Homero Pereira (PSD-MT); Francisco Vuolo, secretário estadual de logística de transportes; além de representantes da Famato, Aprosoja, empresários, prefeitos, vereadores e lideranças locais.