PAC 2: atraso na FIOL preocupa governo

08/03/2012 - Revista Ferroviária

O balanço do 1º ano do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), divulgado pelo Ministério do Planejamento, nesta quarta-feira, 07, mostra que o Brasil tem 3.071 km de ferrovias em construção. Segundo o governo, todas as 7 obras em andamento estão dentro do cronograma inicial proposto pelo PAC. A única obra que preocupa é a da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que segue parcialmente paralisada no trecho Ilhéus-Caetité (BA) e aguardando liberação do TCU e do Ibama no trecho Caetité-Barreiras (BA).

O governo estabeleceu metas para que a FIOL cumpra o prazo de conclusão das obras do trecho Ilhéu-Caetité até 2014 e do trecho Caetité-Barreiras até 2015. Para isso a Valec deve firmar um novo termo de compromisso com o Ibama, visando à liberação da obra do trecho Ilhéus-Caetité e concluir o Projeto Executivo até 30/03/2012; realizar 8% das obras dos lotes 1 a 4 até 30/04/2012; apresentar resposta ao TCU até 31/03/2012; conseguir licença ambiental para os lotes 5 a 7 até 20/06/2012; concluir Projeto Executivo até 31/03/2012 e iniciar as obras do trecho Caetité-Barreiras até 20/07/2012.

O balanço também prevê novas datas para publicação do edital e licitação para o Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Rio de Janeiro-SãoPaulo-Campinas. Segundo o governo, o edital deverá ser publicado até o dia 15 de junho, para que o leilão da primeira fase - que compreende a escolha da tecnologia e do responsável pela montagem da superestrutura, operação e manutenção do sistema - seja realizado até dia 31 de novembro.

PAC 2 – Balanço Geral

O primeiro ano do PAC 2 teve um alto volume de execução e de obras concluídas: foram R$ 204,4 bilhões executados, o que representa 21% do previsto para o período 2011-2014, que é de R$ 955 bilhões. O valor total das ações do PAC 2 concluídas é de R$ 142,8 bilhões. Desse total, R$ 127 bilhões foram realizados em 2011, o que representa 17,9% do previsto concluir até 2014 (R$ 708 bilhões).

Clique aqui e confira o balanço oficial do primeiro ano do PAC2 sobre os projetos e obras ferroviárias que estão em andamento no país.