sábado, 11 de fevereiro de 2012

Inauguração do Projeto da Faculdade e primeira Ferrovia-Escola do Brasil

11/2/2012 - ABIFER

De acordo com o diretor-executivo do CEPEFER, Manoel Mendes, o investimento tem por objetivo atender à crescente demanda por mão de obra tecnológica especializada na área ferroviária

A partir de 2012, o Brasil contará com a primeira Ferrovia-Escola do Brasil. O CEPEFER, Centro de Estudos e Pesquisas Ferroviárias, instala um novo centro de formação profissional na área ferroviária na cidade de Paraíba do Sul, no centro sul fluminense. A região, estrategicamente localizada a 90 km de Volta Redonda, 130 km do Rio de Janeiro e 330 Km de Belo Horizonte, recebe as linhas da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e da MRS Logística.

As instalações do novo centro de formação profissional na área ferroviária somam cerca de 800m2 e deverão contar com laboratórios para simulação de condução de locomotivas e ferramentas para modelagem de veículos ferroviários, além de um centro de documentação com material de consulta sobre manutenção de via permanente e projeto de fabricação de material rodante.

O contrato para instalação da nova unidade foi assinado entre o CEPEFER e a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul e a previsão é a de que cerca de 200 alunos comecem a ser atendidos logo em 2012. A expectativa é que em 1 ano o novo centro de formação já possa receber homologação para operar como Faculdade Ferroviária com capacidade para 400 alunos por ano.

De acordo com o diretor-executivo do CEPEFER, Manoel Mendes, o investimento tem por objetivo atender à crescente demanda por mão de obra tecnológica especializada na área ferroviária, em virtude dos fortes investimentos que estão sendo feitos pelos operadores de passageiros e carga. “O investimento das concessionárias de carga deve ultrapassar R$ 2,5bi em 2012, somente na malha concessionada, sem contar os investimentos em material rodante para manter os atuais 280bi de TKU/ano de produção de cargas transportadas”, diz Mendes, que propõe ainda a inauguração da 1ª incubadora ferroviária no 2º semestre de 2012, abrigando empreendimentos de base tecnológica relacionados à mobilidade urbana e ao transporte de cargas.

Sobre o CEPEFER

O CEPEFER é um centro de estudos e pesquisas na área de transportes atuando nas modalidades de ensino, pesquisa aplicada, seleção de pessoal sob demanda das concessionárias de transporte de cargas e passageiros (Peoplerail©) e formação de profissionais para a indústria ferroviária em nível de pós-graduação (MBRail® - Master Business Rail). O CEPEFER tem atuado desde 2005 junto a Clientes como ALL - América Latina Logística SA, VALE, Amsted Maxion, SIEMENS e MRS Logística SA. Mais informações pelo e-mail cepefer@cepefer.com.br ou pelo site www.cepefer.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário