PAC contempla cidade de RO com ferrovia ligando ao MT

03/01/2012 - Da reportagem do Tudorondonia

O Governo Federal reservou a importância de R$ 2,3 bilhões para construção da ferrovia que ligará Vilhena (RO) ao município de Lucas do Rio (MT).

Porto Velho, Rondônia - O Governo Federal reservou a importância de R$ 2,3 bilhões para construção da ferrovia que ligará Vilhena (RO) ao município de Lucas do Rio (MT), somando mais de 598 quilômetros. O recurso para o investimento no projeto virá por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
 
O projeto denominado de “Ferrovia Norte-Sul” está sendo executado pela VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias. O presidente da estatal, José Eduardo Castelo, informou que o projeto básico será dividido em duas etapas.

Primeiramente a empresa trabalha mudanças no projeto da ferrovia que liga Lucas do Rio Verde à Campinorte (GO). O edital deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2012. A primeira fase, cuja extensão é de 1.040 quilômetros, prevê investimento de R 4,1 bilhões, recurso que sairá também do PAC.

A chamada "Ferrovia da Soja" tem, até agora, apenas um projeto básico deficiente. "Vamos fazer o edital de licitação para o projeto executivo dessa ferrovia, no trecho de Lucas do Rio Verde à Campinorte, onde se liga com a Norte-Sul. Vamos tentar sair do zero e fazer as coisas bem feitas", afirmou Castelo.