Transnordestina garante ao governador recuperação da malha ferroviária

04/12/2011 - Agência Brasil

O governador agradeceu a atenção com o Estado de Alagoas e falou sobre a importância da ferrovia para o desenvolvimento local

Na manhã da última sexta-feira (2), o governador Teotonio Vilela Filho recebeu o presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher, que veio a Alagoas anunciar a retomada da recuperação do trecho da malha Nordeste no Estado. A obra já havia sido finalizada e, às vésperas da inauguração, as estradas de ferro e pontes foram atingidas pelas enchentes de 2010, danificando 125 km de ferrovia.

A Transnordestina tem como objetivo o transporte de cargas e liga o porto de Suape, em Pernambuco, aos estados de Alagoas, Piauí e Ceará, possibilitando o escoamento de produções agrícolas e minerais, entre outros produtos.

Segundo Daher, serão aplicados R$ 60 milhões em Alagoas e Pernambuco, sendo R$ 45 milhões para o Estado de Alagoas, que sofreu maiores danos na ferrovia. O início das obras está previsto para janeiro de 2012. Segundo Tufi Daher, a ferrovia estará finalizada e operando no começo do segundo semestre.

Daher elogiou o empenho do governador Teotonio Vilela Filho junto ao Governo Federal para garantir a retomada das obras. “É com muita alegria que venho hoje a Alagoas fazer este anúncio. Acompanhei de perto o empenho deste grande governador e faço questão de prestar homenagens à administração de Teotonio Vilela, em seu esforço pelo desenvolvimento do Estado”, disse Daher.

O presidente da Transnordestina também destacou a importância da integração da malha ferroviária entre o Nordeste e o Sudeste do País, “que, sem dúvida, passa por Alagoas”. Daher anunciou também a recuperação das pontes de Lourenço de Albuquerque, Quebrangulo e Serra Grande.

O governador Teotonio Vilela Filho agradeceu a atenção com o Estado de Alagoas e falou sobre a importância da ferrovia para o desenvolvimento local, sobretudo na atração de empreendimentos como indústrias, que passam a ter condições de escoamento de produção.

“Este anúncio vem em um bom momento, de desenvolvimento do Estado, gerando confiança nos empreendedores, como a mineradora Vale Verde, garantindo, assim, a segurança na logística de transporte da produção, atraindo também novos empreendimentos e gerando emprego”, declarou o governador,que destacou também a relação de confiança do governo federal com o Estado. “Alagoas hoje se insere na Federação, de onde estivemos fora por tanto tempo. É um momento extraordinário de confiança do Governo Federal no desenvolvimento de Alagoas. Saiba que sua decisão significa melhoria na qualidade de vida de muitos alagoanos que ainda se encontram abaixo da linha de pobreza”.

Estiveram presentes na reunião o diretor de logística da Transnordestina, Carlos Esmeraldino, o vice-governador José Thomaz Nonô, o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luis Otávio Gomes, o secretario de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, o senador Benedito de Lira, o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Fernando Toledo, o prefeito de Viçosa, Flaubert Torres Filho, o prefeito de Capela, Adelmo Calheiros, e o representante da Prefeitura de Quebrangulo, Adelson Correia.