segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Paranaguá pode voltar a ter o trem de passageiros

05/12/2011 - Bem Paraná


No sábado, autoridades realizaram uma viagem investigativa na descida da serra

O trem de passageiros que desce a Serra do Mar desde Curitiba pode voltar a ir até Paranaguá a partir de janeiro. A informação é da Prefeitura de Paranaguá, que desde junho vem tentando fazer com a viagem acabe na cidade portuária, e não em Morretes ou Antonina.

Segundo a Prefeitura, um acordo foi firmado entre o poder público municipal, a América Latina Logística (ALL), Serra Verde Express e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para as viagens voltem a acontecer aos domingos durante 60 dias para que a situação seja avaliada.

No sábado passado (3) foi realizada uma viagem investigativa proposta pela Justiça Federal para dar continuidade e buscar acordo por causa da ação que a prefeitura de Paranaguá apresentou contra as outras partes. Depois de duas audiências na Justiça Federal, a juíza Gabriela Hardt, propôs esta viagem investigativa que culminou no acordo.

O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, acompanhou toda a viagem e quanto ao resultado disse que não é o esperado, pois aguarda que os trens voltem a vir aos sábados, domingos e feriados. "Mas este é um bom começo e agradecemos o empenho de todos neste processo. Não é fácil, mas não vamos desistir", destacou Baka.

Dia 18 de janeiro, um grupo de jornalistas vai descer a Serra do Mar de trem. É o chamado Fantur e deve marcar o retorno do trem de passageiros para Paranaguá. A vinda do trem acontecerá aos domingos, durante 60 dias. Após a viagem deste sábado, e em conversa entre as autoridades envolvidas, ficou garantido que o vagão tipo litorina será usado para fazer estas viagens cobrando o valor do trem comum que é de R$ 69,00, sendo que a viagem sai 7h30 de Curitiba e chega 12h em Paranaguá. Desde junho que o trem não chega em Paranaguá.

Fonte: Da Redação Bem Paraná com agências
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário