Ferrovia Norte-Sul: pronta e parada

13/12/2011 - Porto Gente

A previsão para inauguração dos 900 km estava prevista para ocorrer entre os meses de abril e junho de 2014.

A inauguração de 900 km da ferrovia Norte-Sul está impedida por causa de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), é o que informa, de Brasília, a jornalista Caroline Aguiar. Os auditores constataram indícios de sobre preço em dois trechos de aproximadamente 200 km cada, entre Palmas, no Tocantins, e Anápolis, Goiás. Na avaliação do tribunal, o prejuízo é de R$ 80 milhões.

Efeito dominó

As suspeitas em apenas alguns trechos impedem a inauguração de um longo trecho da malha pelo fato de os trilhos estarem interligados. A ferrovia Norte-Sul liga Belém, no Pará, a Goiânia, capital de Goiás, num total de 3.100 km de extensão.

Leite derramado

José Eduardo Castelo Branco, presidente da Valec, empresa estatal responsável pela construção das ferrovias, lamenta a situação. “É uma pena que toda uma malha fique parada e deixe de produzir por causa de pequenos trechos. Mas estamos fazendo tudo o que é possível para resolver a situação o quanto antes”.

Prova dos nove   

Ainda segundo o presidente da Valec, a empresa pediu uma tomada de contas especial para verificar se realmente houve sobrepreço. “Se há irregularidades, vamos corrigi-las”, prometeu. A previsão para inauguração dos 900 km estava prevista para ocorrer entre os meses de abril e junho de 2014. O percentual de conclusão da obra é de 92%.

Tem mais

Os problemas também estão presentes na ferrovia Oeste-Leste, que tem cinco trechos sob suspeita. Todos estão tendo os projetos executivos refeitos e três deles estão paralisados. 

Tempo é dinheiro

Mauro Lourenço Dias, professor de pós-graduação em Transportes e Logística no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está preocupado com o caos nas vias de acesso ao Porto de Santos (São Paulo).

Tráfego parado

Dias observa que, com o aumento das importações, a situação do porto santista tende a piorar. Os congestionamentos ocorrem no sistema Anchieta-Imigrantes, na Rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Para boi dormir

Ele lembra que, em agosto deste ano, o governador Geraldo Alckmin prometeu liberar recursos para que as obras de adequação naquele sistema viário viessem a ser iniciadas em março de 2012, mas, até agora, a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) não garantiu à Ecovias, empresa responsável pela execução das obras, os meios financeiros para que tudo seja cumprido dentro dos prazos anunciados.