sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Obras do contorno de Joinville só em 2012

16/11/2011 - A Notícia

Em previsão do próprio DNIT, é muito difícil a retomada das obras do contorno ferroviário de Joinville ainda neste ano. Há necessidade de adequar o projeto ao solo de “baixa resistência” – houve adensamento. João José dos Santos, superintendente do DNIT/SC, acredita em obras só em 2012. Iniciada em 2009, a construção do trajeto de 18 km parou em julho passado. As obras, incluindo supervisão, deverão custar em torno de R$ 60 milhões.

As áreas hoje cruzadas pela linha férrea foram doadas pela antiga RFFSA à Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Há planos da Prefeitura para transformação em ruas e corredores de ônibus.

O principal objetivo é retirar os trilhos da área urbana de Joinville (Itaum, Paranaguamirim, Boehmerwald, Floresta, Jativoca, Nova Brasília e Anita Garibaldi são atravessados pela linha férrea). Se a instalação dos trilhos for retomada no início do ano, as obras podem ser encerradas ainda em 2012.

O Ministério dos Transportes lançou a concorrência no final de 2006 e concluiu a licitação no ano seguinte. Se o cronograma inicial tivesse sido cumprido, o contorno estaria pronto em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário