Transnordestina ganhará novo ramal

06/10/2011 - Webtranspo

Governo estuda ligar trilhos com porto Itaqui

Ferrovia pode chegar ao Porto de ItaquiProjetada para interligar o Cerrado piauiense aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), a ferrovia Transnordestina poderá estender seu traçado para um ramal de ligação com o Porto do Itaqui, em São Luís (MA), de acordo com a proposta de lideranças políticas e empresariais do Piauí.

Se esse projeto for concretizado, a Transnordestina vai integrar os maiores portos do Nordeste. A Câmara de Vereadores de Campina Grande (PB), pleiteia uma ligação ferroviária do Porto de Cabedelo à ferrovia a fim de compor uma rede de integração com Suape, Pecém e Itaqui.

No Piauí, ela deve chegar até o município de Eliseu Martins, região de cerrado, para receber a produção agrícola e de minérios do Sul do estado e de regiões vizinhas, a partir de 2013.

Representantes da Transnordestina Logística sugerem também a construção de um ramal entre Palmerais (próximo ao Rio Parnaíba) e Teresina (capital) para o escoamento da produção da Suzano Papel e Celulose.

“O ramal se conectaria até a malha já existente. Faríamos o trecho de ligação da fábrica Suzano até a linha da CFN que passa por Teresina para escoar a produção no Porto de Itaqui, no Maranhão”, disse o diretor administrativo financeiro da Transnordestina, Ricardo Fernandes.

Pelo projeto atual, a ferrovia vai ligar a região Sul do Piauí aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco, facilitando o escoamento da produção. A ferrovia tem 1.728 quilômetros de extensão, sendo 420 em território piauiense. Na totalidade, a obra está orçada em R$ 5,4 bilhões, sendo R$ 1,2 bilhão investido no Piauí.

Comentários