Minas Gerais terá escola para ferroviários

11/10/2011 - Webtranspo

Núcleo será erguido em Divinópolis

O setor de trilhos nacional ganhará um Núcleo de Excelência em Transportes Ferroviários. Nesta semana, o governo federal firmou um compromisso com representantes do segmento para instituir na cidade de Divinópolis, em Minas Gerais a chamada “escola para ferroviários”, visando a modernização, com investimentos na especialização de mão-de-obra.

Integraram o acordo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Ministério dos Transportes, Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) e a ANTF (Associação Nacional de Transportadores Ferroviários).

“Divinópolis tem a vantagem de partir na frente, mas essa iniciativa encontrará campo para se multiplicar”, avisou o ministro Paulo Sérgio, explicando que há carência de profissionais ferroviários, no Brasil, e que a iniciativa deve ser replicada em outras cidades. “Temos que formar recursos humanos, não só em nível médio, mas em superior e de suas extensões”, continuou o ministro.

O núcleo já tem seu nome de fantasia, “Instituto Nacional de Tecnologia Ferroviária”, e seus parceiros passam agora a definir a estruturação da entidade educacional. O setor ainda comemora a implantação, em Juiz de Fora (MG), de um sistema de sinalização considerado o mais moderno do mundo.