Ferrovia Norte-Sul será concluída em abril de 2012

13/10/2011 - Goiás Agora

Ao lado do presidente da Agetop, Jayme Rincon, e do secretário de Infraestrutura, Wilder Moraes, o governador Marconi Perillo reuniu-se no final da tarde de quinta-feira (13/10) com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para tratar de investimentos em obras rodoviárias e ferroviárias no Estado. O ministro informou ao governador que a conclusão da Ferrovia Norte-Sul está prevista para abril do próximo ano. Disse ainda que serão licitados os trechos entre Anápolis e Estrela d`Oeste (SP) e Campinorte e Lucas do Rio Verde (MT).

Marconi sugeriu ao ministro Paulo Passos que o Estado de Goiás participe financeiramente dos investimentos necessários para a construção de viadutos na Perimetral Norte, numa futura parceria com o Governo Federal. Pediu também que o Ministério dos Transportes agilize a construção do anel viário de Goiânia e construa viadutos nas entradas das cidades de Terezópolis, Anápolis, Abadiânia e Alexânia, no trecho Goiânia–Brasília da BR-060.

O ministro prometeu a Marconi estudar a viabilidade da implantação de uma ligação ferroviária entre Brasília e Goiânia. Marconi solicitou ainda obras na BR-070, no trecho da Belém–Brasília até Cocalzinho e daí até Cuiabá, onde falta um pequeno trecho a ser concluído, e BR-080, entre Padre Bernardo e Brasília e Uruaçu e São Miguel do Araguaia. O governador Marconi solicitou a construção da terceira pista entre Brasília e Padre Bernardo e um anel viário na entrada desta cidade. O governador nomeou o secretário Wilder Moraes, e o presidente da Agetop, Jayme Rincon, interlocutores do governo de Goiás junto ao Ministério dos Transportes, para acompanhar os interesses do governo goiano no andamento das obras.