terça-feira, 13 de setembro de 2011

Chineses vão estudar trecho da Ferronorte

Chineses vão estudar trecho da Ferronorte

10/09/2011 - A Gazeta

Depois da expedição Rota da Integração, em que empresários chineses percorreu a BR-163 entre Cuiabá e Santarém (PA), o grupo inicia esta semana um estudo de campo no trecho onde está prevista a construção da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte). O anúncio foi feito pelos próprios chineses ao governador Silval Barbosa (PMDB) e a previsão é que os trabalhos sejam realizados durante um mês. Entre as atividades está o reconhecimento do local e elaboração de cartografias.

Em reunião com o chefe do executivo estadual, o grupo de empresários da China considerou como positivo o balanço da expedição, realizada entre os dias 03 e 06 de setembro. "O feedback foi extremamente positivo e o governador de Mato Grosso tem se mostrado simpático e oferecido todo apoio", ressaltou um representante do grupo.  Os chineses são da companhia China Railway Engineering Corporation (CREC) com a qual foi assinado o protocolo de intenções quando o governador visitou a China.

 A estatal chinesa, que já assinou o protocolo de intenções para realizar a obra, é responsável na China pela construção de mais de 90 mil km de ferrovia já instalados naquele país.  A princípio, a concessão da malha Ferronorte foi concedida a partir de Santos a Santarém e Porto Velho (RO).

A empresa América Latina Logística (ALL), que detinha a concessão, desistiu do trecho de Rondonópolis-Cuiabá e de Cuiabá-Santarém e Cuiabá-Porto Velho. A construção do trecho Rondonópolis-Cuiabá já está definida e os estudos de impacto ambiental vão começar, em uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A expedição contou com a participação de representantes de entidades ligadas ao agronegócio mato-grossense.



Clique e acesse com seu usuário para ter todos os recursos

« Voltar

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
Ferronorte apresenta projeto em Rondonópolis
Trecho da Ferronorte está 40 % concluído
ALL só vai levar Ferronorte até Rondonópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário