LLX estuda construção de ferrovia para integrar Superporto do Açu

24/08/2011 - Brasil Econômico

A LLX firmou um acordo junto à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) visando a construção de uma ferrovia que ligará o Superporto do Açu à região de Ambaí, no município de Nova Iguaçu (RJ).

O memorando de entendimentos firmado entre a LLX, empresa de logística do empresário Eike Batista, e a FCA tem como objetivo o desenvolvimento de estudos técnicos de viabilidade para o projeto.

De acordo com o comunicado divulgado pela LLX, a implantação desse corredor logístico integrará o Superporto do Açu com a malha ferroviária nacional.

Dessa forma, a estrutura permitirá o transporte de produtos como minério de ferro, artigos siderúrgicos, carvão, carga geral, além de granéis sólidos e líquidos.

"Esta parceria entre dois grandes grupos empresariais demonstra a visão estratégica para construir um Brasil mais eficiente, criando alternativas competitivas para a infraestrutura logística brasileira", comentou Eike Batista, presidente do Grupo EBX.

O Superporto do Açu é um empreendimento em fase pré-operacional. A construção, no norte do estado do Rio de Janeiro, foi iniciada no final de 2007, e o início das operações está previsto para o segundo semestre de 2012.