TAV: propostas devem ser entregues hoje na Bovespa

11/07/2011 - Revista Ferroviaria

A data de entrega das propostas para o leilão do Trem de Alta Velocidade, que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro, será mantida. Segundo a assessoria de comunicação da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), as empresas interessadas deverão apresentar suas propostas nesta segunda-feira, 11/07, das 10h às 14h, na Bovespa, em São Paulo.

Se as empresas não apresentarem propostas, a ANTT pode publicar novo edital com mudanças estruturais. A tendência é que nenhuma das empresas interessadas no leilão entregue propostas, como já sinalizaram na semana passada.

Se o leilão fracassar, o governo pode mudar o modelo de concessão, como adiantou a Revista Ferroviária (06/07), para uma parceria público-privada (PPP). Nesse modelo, semelhante ao da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo, a obra seria custeada pelo Governo Federal, e a operação, a compra dos trens, a tecnologia, os trilhos e a sinalização ficariam a cargo da concessionária vencedora do processo. No caso do TAV, o custo das obras de infraestrutura chega a mais de 70% do projeto. A concessionária também ficaria responsável pela elaboração do estudo executivo de engenharia.