sexta-feira, 1 de julho de 2011

Grupo cazaque comprará 25% da capacidade da Fiol

23/06/2011 - Agência EFE

A mineradora cazaque ENRC comprará 25% da capacidade de transporte da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em um negócio calculado em R$ 3,5 bilhões.

O contrato por um período de 15 anos, o primeiro sob o modelo proposto pela presidente Dilma Rousseff para recuperar a rede ferroviária do país, será assinado em agosto pela própria governante, segundo antecipou o site do jornal "Folha de S. Paulo".

A Fiol opera o trecho entre as cidades de Ilhéus e Barreiras, no estado da Bahia, enquanto a conclusão das obras complementares está prevista para 2013.

A ENRC controla desde o ano passado a empresa Bahia Mineração e pretende investir R$ 300 milhões adicionais para compra de equipamentos próprios que permitam transportar 20 milhões de toneladas de ferro da cidade de Caetité até seu terminal próprio no porto de Ilhéus.

O tipo de contrato conhecido como "take or pay" obriga o pagamento inclusive se a empresa não utilizar a rede ferroviária e o custo é um terço inferior ao valor atual pago por outras operadoras, mas no caso da ENRC, a empresa do Cazaquistão assume o custo de máquinas, combustível e pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário