Governador discute na China obras de ferrovia entre Mutum-Lucas até Santarém
Publicado: segunda-feira, 11 de julho de 2011
O Grupo China National Machinery Importações e Exportações Corporation está em estágio avançado nas parcerias com Mato Grosso, informa a assessoria do governo estadual.


O governador Silval Barbosa se reuniu, neste domingo, em Pequim, com empresários do Grupo China National Machinery Importações e Exportações Corporation para discutir obras de ferrovias. Silval fez uma longa exposição das potencialidades de Mato Grosso e também das necessidades de investimentos em logística de transportes, em especial no trecho entre os municípios de Lucas do Rio Verde-Nova Mutum até Santarém, no Pará, extensão superior a 1,3 mil kilômetros, para escoamento da safra agrícola e demais produtos de Mato Grosso para o exterior.

"Só em Mato Grosso, esse trecho tem capacidade de carga da ordem de 15 milhões de toneladas oriundas da produção agrícola, além do grande potencial em jazidas mineirais que poderiam usar esse novo corredor para exportação", explicou Silval Barbosa, ao afirmar que está com grandes expectativas para esses novos investimentos.

O Grupo China National Machinery Importações e Exportações Corporation está em estágio avançado nas parcerias com Mato Grosso, informa a assessoria do governo estadual. Não foram mencionados mais detalhes sobre a parceria como, por exemplo, quando deve ser concluído projeto de viabilidade, valor de investimentos e se realmente haverá definição para esta obra ser feita.

Ainda em Pequim, Silval também foi ao Estádio Nacional de Pequim, também conhecido como Ninho de Pássaro, por sua arquitetura. O Ninho de Pássaro, apelido que recebeu pelas estruturas expostas de ferro e aço, que se cruzam e entrelaçam, semelhante a um ninho, foi o palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008. Tem capacidade atual de 80 mil espectadores, sendo que chegou a comportar 91 mil pessoas durante os Jogos Olímpicos de 2008.

Silval e secretários também andaram no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) o que, segundo eles, só reforçou a melhor escolha feita para Cuiabá e Várzea Grande.

Da China, a comitiva mato-grossense segue para Dubai, também na Ásia, em reunião com empresários interessados em investimentos ferroviários no Estado. Dubai tem atraído atenção de muitos países pelos seus projetos imobiliários e acontecimentos esportivos.

Fonte: Só Noticias