ANTT decide dividir licitação do TAV em duas etapas

11/07/2011 - Transporte e Ideias

Após não receber propostas para o leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV) Rio-São Paulo-Campinas, o governo federal decidiu manter o processo, mas dividiu a licitação em duas etapas. O anúncio foi feito no fim da tarde desta segunda-feira pelo presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo. 

Na primeira fase, prevista para este ano, o governo pretende definir a tecnologia a ser utilizada na obra. Empresas internacionais com experiência na área serão chamadas para elaborar projetos executivos do trem-bala. “Temos vários grupos empresariais que detêm a tecnologia e é um mercado disputado. Esses grupos têm a percepção de que o mercado brasileiro é estratégico”, declarou Figueiredo.

A ANTT planeja que a segunda fase seja realizada no ano que vem. Nessa etapa será decidido quem executará a obra. “O operador vencedor da primeira fase do leilão vai nos ajudar a definir as regras para a segunda fase. Ele que vai utilizar a obra, então precisa ajudar a organizar os parâmetros que serão colocados em prática”, explicou o presidente da agência.