Governo vai dividir licitação do trem-bala

11/07/2011 - Agencia Rio

Após não receber proposta alguma para o leilão do trem de alta velocidade, que vai ligar Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, o governo decidiu nesta segunda-feira (11) dividir a licitação do projeto em duas etapas: a primeira vai definir a tecnologia e o operador do trem-bala e a segunda escolherá a empresa responsável pela construção do projeto. Assim, o governo espera um aumento de competitividade na licitações, principalmente para a escolha da tecnologia e do operador.

Segundo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, as empresas estrangeiras detentoras da tecnologia não conseguiram formar consórcios com empreiteiras, o que levou ao fracasso do leilão. “As empresas que têm as tecnologias não conseguiram formar alianças com empresas nacionais. O mercado brasileiro se fechou para as tecnologias, tínhamos seis grupos de tecnologia interessados mas que não tinham interlocução com a construção civil. Houve fechamento do mercado a essas alianças e isso dificultou o processo", avaliou. “Agora vamos separar a operação das obras”, completou.

Apesar da divisão, Figueiredo disse que não houve descaracterização do projeto inicial do trem-bala, e nem no custo estimado do projeto - de R$ 33 bilhões . "Não vamos ficar desfigurando o projeto para atender os interesses de A, B ou C".

Ainda de acordo com Figueiredo, não há prazo para os novos leilões, mas a primeira etapa deve ser feita ainda este ano.

Com informações da Agência Brasil

PB