Valec promete início de ferrovia para 2012

01/06/2011 - Correio do Estado/MS 

Presidente da Valec (E), José Francisco das Neves, mostra traçado da ferrovia

Por Clodoaldo Silva

O presidente da Valec (Empresa de Engenharia e Construções do Ministério dos Transportes), José Francisco das Neves (o Juquinha), afirmou ontem que as obras da Ferroeste e da Ferrovia Norte-Sul começam no ano que vem. 

No momento, estão sendo definidos os traçados finais de cada ferrovia. 

Também anunciou que a empresa vai contratar até o próximo mês o projeto executivo do traçado ferroviário entre Estrela d’Oeste, em São Paulo, passando por Aparecida do Taboado, até Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul.

A informação foi dada ao deputado federal Edson Giroto durante encontro anteontem.

Outro assunto discutido o encontro foi o Estudo de Viabilidade Técnica para o traçado da malha ferroviária no Estado, que deve ser concluído até o dia 10 de junho.

O deputado federal e o secretário de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes, fazem parte do grupo especial, criado em março pelo Ministério dos Transportes, que coordena os trabalhos para definir o novo traçado da malha ferroviária sul-mato-grossense, interligando-a ao Estado do Paraná pela Ferroeste e ao Estado de São Paulo, pelo município de Aparecida do Taboado, aproveitando a ponte rodo-ferroviária sobre o rio Paraná, que já atende a Ferrovia Norte-Sul.