Obras da ferrovia Norte-Sul demoram para deslanchar

12/06/2011 - Diarioweb - São José do Rio Preto/SP, Liza Mirella 

Divulgação/Valec 
Canteiro de obras em Ouro Verde (GO): início da construção 

Orçadas em R$ 2,5 bilhões, a previsão inicial é de que da extensão sul da Ferrovia Norte-Sul, entre Ouro Verde (GO) e Estrela d´Oeste (SP), termine em dezembro de 2012, mas até agora menos de 1% das obras está em andamento. De acordo com a Valec Engenharia, empresa pública responsável pela construção e operação das obras, a fase é de terraplanagem e implantação dos canteiros de obras. Ao todo, são 670 quilômetros de extensão. A Valec também explica que o prazo para entrega pode ser alterado ao longo da construção da ferrovia. 

As obras começaram em abril em Goiás. Hoje, são 0,73% do conjunto. O trecho é dividido em cinco lotes, dos quais o mais avançado é o primeiro, naquele Estado. Paralelamente, estão sendo feitas as desapropriações de terra. De acordo com a Valec, são cinco canteiros de obras em fase de término ao longo do trecho. Eles ficam em Goianira, Indiara e Santa Helena de Goiás, São Simão, todas cidades goianas, e Iturama, em Minas Gerais. Em Estrela d´Oeste foi montado um escritório da Valec Engenharia. 

O trecho da ferrovia que compreende Estrela d’Oeste tem 142 quilômetros e foi licitado por R$ 434,3 milhões. As obras estão sendo conduzidas pela empreiteira Tiisa Triunfo Iesa Infraestrutura. No Estado de São Paulo, a ferrovia percorre 66 quilômetros em nove municípios: Dolcinópolis, Estrela d’Oeste, Fernandópolis, Guarani d’Oeste, Jales, Ouroeste, Populina, Turmalina e Vitória Brasil. 

Outra fase 

O prolongamento de 220 quilômetros da ferrovia, entre Estrela d’Oeste e Panorama, ambas em São Paulo, está em fase de elaboração do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Essa conclusão está prevista para o mês de setembro. 

Isso quer dizer que ainda não há um traçado definido, ou seja, não há definição sobre quais cidades a ferrovia vai passar. Depois de três alternativas apresentadas, a melhor será escolhida. A expectativa é de que o projeto executivo da obra seja publicado ainda neste ano. O trecho a partir de Panorama, até Porto Murtinho (MS) tem mais 750 quilômetros de extensão, mas ainda não começou nem a fase de estudo. 

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