Termo marca início dos estudos para chegada da ferrovia em Cuiabá

19/05/2011 - O Documento

O primeiro passo concreto para a construção da ferrovia entre Rondonópolis e Cuiabá foi dado com assinatura do termo de acordo de cooperação entre o Governo de Mato Grosso, a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit). O anúncio da assinatura do acordo ao governador Silval Barbosa aconteceu nesta quinta-feira (19.05) em Brasília, pelo secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo.

A Valec Engenharia é a empresa pública, vinculada ao Ministério dos Transportes, e cuja função social é a construção e exploração de infraestrutura ferroviária. Pelo acordo assinado com o Governo de Mato Grosso, a Valec irá fazer os estudos de impactos ambientais e o Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA-Rima), estudo de viabilidade econômica, ambiental e projeto básico com definição do traçado da ferrovia de Rondonópolis a Cuiabá.

O secretário Francisco Vuolo disse que com a saída da ALL - que renunciou ao direito de concessão do trecho Rondonópolis-Cuiabá, existia uma natural apreensão por parte de segmentos da sociedade quanto a continuidade da obra e a chegada da ferrovia até Cuiabá. O Governo de Mato Grosso dá um passo importante para garantir a continuidade da ferrovia e sua efetiva chegada até Cuiabá.

Agora o Governo vai aguardar a publicação do Termo de Acordo no Diário Oficial da União para dar início aos elementos técnicos necessários para começar os estudos de impacto. Vuolo destaca que esses estudos e levantamentos serão bancados pela própria Valec. Quando essa fase estiver superada, de posse do projeto básico, começará a outra etapa, do projeto executivo e o governo vai trabalhar para que não aconteça nenhuma interrupção na continuidade do projeto até Cuiabá. O terminal intermodal de Rondonópolis deve ser inaugurado em 2012.

O secretário Voulo ressalta a participação da bancada federal por meio do deputado federal Wellington Fagundes, que também esteve no ato de assinatura do acordo na sede da Valec, em Brasília.