Obra da Ferrovia de Integração Oeste-Leste está em ritmo normal

06/04/2011 - Jornal A Região

O processo de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) segue o cronograma, com obras iniciadas nos quatro primeiros lotes entre Ilhéus e Caetité. O andamento foi avaliado durante encontro na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Participaram a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, os secretários da Educação, Osvaldo Barreto, e da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, além do assessor especial do governador, Edmon Lucas, representantes da Valec, do governo federal e dos consórcios.
No lote 1, próximo a Barra do Rocha, foi iniciada a terraplanagem. Nos lotes 2 e 3 estão sendo implantados os canteiros e no 4 começou a produção de aduelas e premoldados. Segundo o presidente da Valec, José Francisco Neves, a obra atingirá o auge em agosto.

Nesta época, 17 mil pessoas devem estar trabalhando nos canteiros e outras 50 mil em atividades indiretas. "As obras estão muito bem. Os investimentos são altos e, em breve, os baianos vão sentir a força disso tudo."

Durante o encontro foi definido que o Governo do Estado desenvolverá ações para apoiar a execução do projeto como a realização de cursos de capacitação, por meio do Sistema de Intermediação para o Trabalho (SineBahia).

Na reunião também foram discutidas questões ligadas a licenças ambientais e processos de desapropriação. "Está tudo correndo bem. O planejamento está sendo executado e, a cada um mês e meio, vamos realizar encontros como esse," afirmou Eva Chiavon.

Nas margens da BR-030, próximo a Brumado, 100 homens finalizam a montagem do canteiro da construção do lote 4. Dali será coordenada a execução deste trecho da obra, entre Caetité e Sussuarana, com 178 km de extensão e investimento de R$798 milhões.

A 60 km da cidade, na comunidade rural de Ubiraçaba, outros 400 operários trabalham na fabricação de aduelas e premoldados. No terreno ao lado, máquinas preparam o solo.
90% dos operários são de Brumado e região, segundo informações do consórcio responsável pelo lote 4. Eles são selecionados pelo SineBahia, que atua junto às empresas identificando as vagas, divulgando as oportunidades nos municípios e selecionando currículos.