Lançado edital para estudo da Ferroeste
QUI, 07 DE ABRIL DE 2011 11:17 ESCRITO POR MARCO GARCIA 0 COMENTÁRIOS

Todo projeto vai receber R$ 6,5 mi do governo

Estudo vai verificar viabilidade técnica

A União vai destinar R$ 6,5 milhões para implantação de um estudo envolvendo a ampliação da Ferroeste. O edital de concorrência para elaborar o levantamento foi publicado nesta quarta-feira, 6, pela Valec, empresa do governo brasileiro.


O projeto contempla a adequação da ligação ferroviária de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, com extensão de 1.116 quilômetros. A concorrência especifica ainda o trecho Maracaju-Dourados-Cascavel, com 440 quilômetros; a adequação do trecho entre Cascavel e Guarapuava e a adequação com mudança de traçado do trecho Guarapuava-Engenheiro Bley, na Lapa.

Para José Richa Filho, secretário de infraestrutura e logística do Paraná, a rapidez com que o edital foi publicado é animadora. “O cronograma que firmamos com o governo federal tem sido cumprido à risca”, disse.

O edital também contempla a implantação a linha que compõe a Ferrovia Norte-Sul, no trecho de Panorama, em São Paulo, ao Porto Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com extensão de 1.620 quilômetros (lote 1).

O edital justifica o início dos estudos para a viabilização das obras tendo em vista que os projetos ferroviários incluídos no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) cumprem o papel de “deslocar da modalidade rodoviária a função de ponte regional” entre Norte/Nordeste, Sul/Sudeste, Oeste/Centro/Leste do Brasil.
 

Adicionar comentário


Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Website

Você ainda pode digitar 1000 caracteres


Notifique-me de comentários futuros


Atualizar

ENVIAR
JComments