Codesul reúne-se para tratar da ferrovia Norte-Sul

04/04/2011 - Jornal Agora (RS)

Os secretários de infraestrutura dos Estados que integram o Conselho de Desenvolvimento do Sul (Codesul) - RS, SC, PR e MS - querem ser protagonistas nas discussões, em nível nacional, em torno do projeto e do traçado da segunda etapa da ferrovia Norte-Sul (Ferrosul), que irá ligar São Paulo até o porto de Rio Grande.

O secretário Beto Albuquerque representou o RS. "Para o Rio Grande do Sul, a falta de uma ferrovia interligando o porto de Rio Grande à rede nacional, de que nos ressentimos, mantém o Estado isolado do resto do País por essa modalidade de transportes e acarreta prejuízos de vulto ao escoamento da produção", destacou Albuquerque.

Entre as ações definidas, que serão apresentadas na primeira reunião do Codesul, na próxima segunda-feira, 04, com a presença dos quatro governadores, está a criação de uma comissão permanente, coordenada pelos secretários estaduais de infraestrutura, com a finalidade de acompanhar e definir com o Governo Federal o traçado em cada um dos Estados. "O traçado deve ser definido de acordo com as vocações regionais e interesses produtivos de cada Estado", defendeu.

O primeiro passo será garantir a inclusão do trecho no Plano Plurianual e no Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT). Para isso, os secretários pretendem ir a Brasília para obter o apoio da presidente Dilma Rousseff e do Ministério dos Transportes. O secretário de Infraestrutura do Paraná, José Richa Filho, lembrou que o grupo está atento aos prazos para a inclusão do projeto no Plano Plurianual.